Fenómenos visíveis e realidades escondidas

Na Introdução de “Compreender a Economia” pretende-se chamar a atenção do leitor para mistificações correntes da economia dominante ou do saber não científico. Em jeito de aperitivo para as matérias do livro. São 3 as questões lançadas por Jacques Gouverneur, que poderão não ser evidentes para o leitor:

  • A fonte de toda a riqueza está no trabalho – “todas as produções repousam em definitivo só no trabalho humano” [Gouverneur, 2010, p. 14]
  • Os preços das mercadorias devem-se essencialmente à quantidade de trabalho nelas incorporado.
  • O rendimento global é unicamente criado pelo trabalho de quem integra a produção de mercadorias.

Na aparência, o preço, a riqueza e os rendimentos parecem estar desligados da produção material – do trabalho -, mas uma visão mais atenta da realidade demonstra o contrário. Esta oposição entre aparência e realidade, fenómeno e essência, ilusão e verdade é fundamental no processo de construção do conhecimento.

Gostaria de cruzar este ponto de partida da teoria económica marxista com a tomada de posição filosófica de Marx em relação ao conhecimento e ao real. O artigo sobre “Marx e cientificidade do saber” de José Barata Moura, e que se pode encontrar no livro “Materialismo e Subjetividade” discute este aspeto em profundidade, mostrando como Marx rejeita tanto o idealismo filosófico (a realidade como manifestação da Ideia, do deus) como o positivimo científico (a identificação imediata entre fenómeno e essência, com a consequente inelutibilidade do real existente). É bastante interessante verificar com o percurso de Marx nesta matéria tanto assenta no debate filosófico que leva a cabo como na crítica da economia burguesa, que descreve como “vulgar”, por não questionar criticamente o real.

A citação da citação, sacada por Barata-Moura ao capítulo 48 do volume III d'”O Capital”:

Toda a ciência seria supérflua se a forma de aparecimento [fenómeno] e a essência das coisas imediatamente coincidissem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s